Código: | OP00023 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | CTS | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Maria Leonor da Graça Saraiva |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Maria Leonor da Graça Saraiva Sílvia Cristina dos Reis Ferreira |
Português
Revela uma atitude científica sobre a realidade.
Avalia o impacto da atividade tecnológica no ambiente e a necessidade de minimizar os prejuízos ambientais.
Identifica, recolhe e seleciona informação, reconhecendo a credibilidade das fontes.
Problematiza as interacções CTS.
Mobiliza dados da literatura científica e técnica.
Analisa os impactos sociais da C&Tna qualidade de vida dos indivíduos.
Integra os valores ecológicos e éticos no seu discurso.
1.Ciência, Tecnologia e problemas do quotidiano.
1.1 A natureza da Ciência e da Tecnologia: métodos e processos de trabalho investigativo.
1.2 Crises e controvérsias nas ciências físiconaturais: teoria geocêntrica ou heliocêntrica? Evolução ou
“fixismo”? A luz: onda ou partícula?
1.3 Interações CTS – questões ambientais; problemas da biomedicina; circulação da informação
2.Origens e evolução da ciência e tecnologia
2.1A fundação da ciência moderna – de Aristóteles a Newton
2.2A ciência contemporânea: novos procedimentos, novas descobertas e invenções
As aulas presenciais incluem exposição teórica de temas, elaboração de atividades práticas sobre problemas
atuais relacionados com os assuntos indicados nos conteúdos programáticos e a participação em seminários
com especialistas para aprofundamento de temas pertinentes e do interesse dos alunos.
Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) Leitura e compreensão de textos e documentos
variados; b) Elaboração de resumos e comentários em foruns online; c) Discussão orientada de temas; d)
Análise de casos a partir das interações CTSA; e) Análise e argumentação sobre controvérsias científicas, em
seminário; f) Recolha, seleção e análise de dados e informação; g) Simulações com desempenho de papéis.
A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação
será obtida pelos seguintes pesos relativos: teste 40%; trabalhos de grupo 40%; participação individual 20%.
Bibliografia:
Allègre, C (2005). Um pouco de Ciência para todos. Lisboa: Gradiva
Carvalho, R. (1995). A Física no DiaaDia. Lisboa: Relógio d´Água.
Coutinho, A. (2005). Ora então, vamos à vida! In Lago, Teresa e outros (2005). Despertar para a Ciência. As
Conferências de 2003. Lisboa: Gradiva.
Rutherford, F. e Ahlgren, A. (1995). Ciência para Todos. Lisboa: Gradiva.
Santos, F. D. (2007). Que futuro? Ciência, tecnologia, desenvolvimento e ambiente. Lisboa: Gradiva.
Revistas (consulta através da bon):
Science
Nature
http://scientificamericam.com – revista online Scientific American
http://nasa.gov – sítio da NASA
http://kidshealth.org/kid/ questões de saúde
http://www.cienciaviva.pt/home/ site do Programa Ciência Viva
www.cienciahoje.p
|