Ciência, Tecnologia e Sociedade

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2015/2016

Código: OP00023
Sigla: CTS
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Maria Leonor da Graça Saraiva
Corpo docente: Maria Leonor da Graça Saraiva
Sílvia Cristina dos Reis Ferreira

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Revela uma atitude científica sobre a realidade.
Avalia o impacto da atividade tecnológica no ambiente e a necessidade de minimizar os prejuízos ambientais.
Identifica, recolhe e seleciona informação, reconhecendo a credibilidade das fontes.
Problematiza as interacções CTS.
Mobiliza dados da literatura científica e técnica.
Analisa os impactos sociais da C&Tna qualidade de vida dos indivíduos.
Integra os valores ecológicos e éticos no seu discurso.

Programa

1.Ciência, Tecnologia e problemas do quotidiano.
1.1­ A natureza da Ciência e da Tecnologia: métodos e processos de trabalho investigativo.
1.2­ Crises e controvérsias nas ciências físico­naturais: teoria geocêntrica ou heliocêntrica? Evolução ou
“fixismo”? A luz: onda ou partícula?
1.3­ Interações CTS – questões ambientais; problemas da biomedicina; circulação da informação
2.Origens e evolução da ciência e tecnologia
2.1­A fundação da ciência moderna – de Aristóteles a Newton
2.2­A ciência contemporânea: novos procedimentos, novas descobertas e invenções


Métodos de Ensino

As aulas presenciais incluem exposição teórica de temas, elaboração de atividades práticas sobre problemas
atuais relacionados com os assuntos indicados nos conteúdos programáticos e a participação em seminários
com especialistas para aprofundamento de temas pertinentes e do interesse dos alunos.
Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) Leitura e compreensão de textos e documentos
variados; b) Elaboração de resumos e comentários em foruns online; c) Discussão orientada de temas; d)
Análise de casos a partir das interações CTSA; e) Análise e argumentação sobre controvérsias científicas, em
seminário; f) Recolha, seleção e análise de dados e informação; g) Simulações com desempenho de papéis.
A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação
será obtida pelos seguintes pesos relativos: teste 40%; trabalhos de grupo 40%; participação individual 20%.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Allègre, C (2005). Um pouco de Ciência para todos. Lisboa: Gradiva
Carvalho, R. (1995). A Física no Dia­a­Dia. Lisboa: Relógio d´Água.
Coutinho, A. (2005). Ora então, vamos à vida! In Lago, Teresa e outros (2005). Despertar para a Ciência. As
Conferências de 2003. Lisboa: Gradiva.
Rutherford, F. e Ahlgren, A. (1995). Ciência para Todos. Lisboa: Gradiva.
Santos, F. D. (2007). Que futuro? Ciência, tecnologia, desenvolvimento e ambiente. Lisboa: Gradiva.
Revistas (consulta através da b­on):
Science
Nature
http://scientificamericam.com – revista online Scientific American
http://nasa.gov – sítio da NASA
http://kidshealth.org/kid/­ questões de saúde
http://www.cienciaviva.pt/home/­ site do Programa Ciência Viva
www.cienciahoje.p

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